Usuários do Gmail e Google Talk têm agora, à disposição, mais uma ferramenta do Google. Trata-se de um dispositivo de traduções (Google Translate. Com a ferramenta, mensagens de e-mail poderão ser traduzidas na íntegra. O mesmo aconte com o serviço de mensagens instantâneas do Gmail - cada participante do chat receberá as mensagens em sua língua, mesmo que tenham sido escritas em outro idioma. A ferramenta deve ser ativada através do Google Labs.

Fonte: TechCrunch

Se você sempre quis aprender um idioma e nunca teve tempo ou dinheiro para isso. Agora é o momento. Está cada vez mais fácil encontrar este tipo de serviço pela internet. E o melhor, de graça.
Existem dois sites que conheço e recomendo:
Livemocha : Além da possibilidade de conversar com nativos e trocar informações, o site oferece lições e exercícios.
My Language Exchange: Espécie de rede social que possibilita o contato entre pessoas que sabem determinado idioma e aqueles que desejam aprendê-lo.
Vale a pena fazer parte dos dois sites. Afinal, sempre é bom aprender coisas novas!



Esta é para quem faz parte do Twitter. o microblog se prepara para lançar, até o fim do ano, ferramentas e serviços pagos voltados para empresas. A informação veio do cofundador do site, Biz Stone, nesta segunda-feira (18).

"Estamos pesquisando quem usa o Twitter e para quê", disse Stone, por videoconferência, durante evento de tecnologia realizado nesta segunda, em Nova York, nos Estados Unidos. "Há usos comerciais que estão fazendo muito sentido?", questionou.

Os usuários do Twitter podem enviar mensagens de até 140 caracteres, ou Tweets. Criada há dois anos, a empresa tem registrado um crescimento explosivo nos últimos meses. Acessos ao Twitter saltaram 83% em abril, em comparação ao mês anterior, alcançando os 17 milhões, segundo dados da comScore.

Agora, a empresa busca novas formas de ganhar dinheiro com sua popularidade. E, de acordo com Stone, a primeira fase desse esforço consistiu na coleta de informações de como as pessoas usam o serviço.

Já a segunda fase será o lançamento de ferramentas e serviços além dos microblogs gratuitos, concentrado em empresas que queiram usar o Twitter para mandar mensagens para clientes.

Ainda de acordo com o executivo, serão "coisas simples" como análises básicas. "Se há um jeito de irmos além, e que elas (as empresas) possam melhorar, no final das contas, oferecendo serviços que nós podemos oferecer por um preço, (nós) o faremos", afirmou Stone, reiterando o comprometimento da empresa em manter o serviço gratuito para todos.

Fonte: G1 Tecnologia. Matéria: Twitter deve lançar ferramentas para negócios até o fim do ano. Da Reuters

“Minha consciência, por conseguinte é capaz de mover-se através de diferentes esferas da realidade. Dito de outro modo, tenho consciência de que o mundo consiste em múltiplas realidades. Quando passo de uma realidade a outra experimento a transição como uma espécie de choque. Este choque deve ser entendido como causado pelo deslocamento da atenção acarretado pela transição. A mais simples ilustração deste deslocamento é o ato de acordar de um sonho”.

Peter Berger e Thomas Luckmann

O advento da internet propiciou a difusão da comunicação à distância criando novos hábitos e uma maneira diferenciada de enxergar a realidade. Os jovens da atualidade não se imaginam sem um computador, ao passo que seus avós e os pais de alguns mal entendem o funcionamento desta máquina. Se antes o comum era conhecer alguém pessoalmente e, aos poucos, trocar informações sobre gostos, histórias pessoais, hoje o oposto acontece. Por meio da grande rede indivíduos “se encontram”, trocam informações e, se gostarem da conversa, finalmente se conhecem face a face. Esta etapa do novo processo de comunicação tem como finalidade confirmar no real fatos ocorridos virtualmente.

A Internet é simultaneamente real e virtual (representacional), informação e contexto de interação, espaço (site) e tempo, mas que altera as próprias coordenadas espaço-temporais a que estamos habituados, compactando-as, ou seja, o espaço e o tempo na rede existem na medida em que são construções sociais partilhadas. Esta nova construção é estruturada pelos laços e valores sociopolíticos, estéticos e éticos que tipificam este novo espaço antropológico[1].

Para muitos, real e virtual se distanciam e criam “abismos sociais”, para outros, estes dois conceitos andam cada vez mais juntos, “caminhando” para se tornarem um só. As barreiras que distinguem esses mundos ficam cada vez mais imperceptíveis. A resistência em relação ao virtual talvez exista devido à insegurança que causa em alguns. “A realidade que era tomada como inegável em si, torna-se suspeita de ser mera criação, mera aparência, mero correlato de consciência ou para usar outra expressão: mera construção”[2].

É o que acontece com Thomas Anderson ao tomar consciência da existência do Matrix. Uma verdadeira confusão mental ocorre até que o protagonista se localize em seu novo tempo e espaço. Não seria exagero comparar a sociedade atual à Anderson no momento em que descobre o que se passa do outro lado da tela do computador. Aqueles que venceram a resistência e se integraram ao mundo virtual “vivem” parte de seu tempo nele e o tomam como tão real quanto o mundo em que nasceram.

Talvez porque ao entrar no ciberespaço o indivíduo de fato nasça outra vez. No Matrix, Anderson era mantido em uma espécie de encubadora na qual estava imerso em um líquido semelhante à placenta humana. Ao acordar, a encubadora se rompe e ele, como um recém-nascido, olha com estranhamento tudo ao seu redor. Na medida em que vai conhecendo a “nova realidade”, se torna mais seguro e acredita nela tanto quanto naquele mundo que antes considerava real.

Outra analogia feita em relação à entrada do indivíduo no mundo virtual é a do rito de passagem. Para André Lemos, este momento pode ser visto como um “evento que marca a mudança do indivíduo ou de um grupo, para um outro estado, seja ele biológico ou social”[3]. De acordo com o autor, o “ciberespaço pode ser compreendido como um rito de passagem da era industrial à pós-industrial, da modernidade dos átomos à pós-modernidade dos bits”[4]. Lemos compara ainda a conexão à internet aos ritos de agregação e separação. Assim como o espelho de Alice, a tela do computador tem a função de separar real e virtual. Ela funciona como o meio através do qual o indivíduo se insere em um outro mundo. Um mundo que se torna cada vez mais real para quem dele faz parte.

Real e virtual se aproximam cada vez mais. Mundos paralelos convivem pacificamente. Ao que tudo indica Platão não estava enganado quando criou o “Mito da Caverna”. A virtualização de relações (re) aproxima indivíduos separados pelo espaço físico, mas que se encontram no mesmo tempo: a Era da Revolução Tecnológica. Afinal, como afirma Gottfried Stockinger

a internet como ambiente não apenas amplifica a formação de campos de comunicação social enquanto 'instrumentos': ela é capaz de fazer emergir construções culturais e sociais inéditas, que se transformam praticamente em sujeito, ganham 'vida' própria, uma vida virtual equipada com inteligência artificial[5].

E que abre caminhos para que se torne real.



[1] SILVA, Lígia Oliveira. In: LEMOS, André, PALACIOS, Marcos, 2001. 151p.

[2]STOCKINGER, Gottfried, In: LEMOS, André, PALACIOS, Marcos, 2002. p.117.

[3]LEMOS, André, 2004. p. 132.

[4]Idem.

[5] STOCKINGER, Gottfried. In: LEMOS, André, PALACIOS, Marcos. 2001, p. 208.


Texto extraído da Monografia de Ana Cláudia Mendes Santos. Graduada em Comunicação Social - Jotnalismo pela Universidade Federal de Viçosa

Um cartão de visitas pode ser a chave para abrir as portas da empresa que você tanto almeja. Mas, não é preciso gastar muito para ter um cartão sofisticado. O site Businesscardstar foi desenvolvido para te ajudar nesse momento. No endereço, você pode criar e deixar o arquivo pronto para impressão de forma bastante prática.

O site não requer cadastro. Para iniciar a produção do seu cartão, clique em "get started now". O site irá questionar se você quer se registrar ou se já é registrado - selecione a opção "no thanks” para não se cadastrar. Para salvar seus dados e cartões criados será necessário se cadastrar.

Em seguida, é só escolher um modelo de cartão entre diversas categorias: corporativo (corporate), elegante (elegant), ornamentados (ornate) e outras mais.

Após selecionar, preencha com seus dados: nome, endereço, telefone, cidade, estado, e-mail e website. Clique em OK, e o cartão será exibido.

Neste ponto é possível reposicionar o texto do cartão, dando um toque mais personalizado. Também é possível editar, através do menu à esquerda, as cores de todos os elementos que aparecem na imagem. Do lado direito, existem as opções de fontes (letras), tamanhos e cores. Se quiser adicionar um novo bloco de texto, use o botão "add text block".

Clique em "next step" e escolha o verso do cartão - depois clique novamente em "next step". O site tem uma opção de impressão profissional dos arquivos, restrito ao consumidor americano, e uma versão em PDF. Para abrir, você precisa do Acrobat Reader.

Bem-vindo(a)!

Este é um espaço dedicado às possibilidades que o virtual oferece para facilitar o nosso cotidiano. Dicas de sites, reflexões e novidades a respeito desse universo são o que você pode encontrar por aqui. Acompanhe as postagens e viva o virtual na real.